Selvática Ações Artísticas

Rua Nunes Machado, 950, Rebouças, Curitiba, Paraná, Brasil, CEP: 80240-000

selvaticaacoesartisticas@gmail.com Tel: +55 41 9 96115910 

Sejam todos bem vindos a essa possibilidade de compartilhamento, troca e intercâmbio. Um convite para uma reinvenção coletiva e fronteiriça do cabaré. Enquanto o fascismo avançar por todos os lados, formos controladxs pelas estruturas do biopoder, a injustiça se perpetuar em falhas políticas e sociais: haverá Cabaré.

 

Evoé!

 

Coletivo Casa Selvática

Ficha de inscrição

AReinvenção do cabaré

Residência na Casa Selvática para artistas cabareteiros iberoamericanos

Agora voamos em nossa ave máquina, voamos para fora dos teatros e museus. Poucos de nós sobreviveram. Nos fazemos cidade, zonas autônomas temporárias, buscando brechas, frestas e interstícios. Aqui em meio à organização da polis, em meio aos arranhacéus insistimos em tentar. Fracassar. Tentar de novo. Fracassar de novo. Fracassar melhor. É de Curitiba (a capital mais fria do país, a roça iluminada, terra de vampiros e polacas) que lançamos nossa voz. No ano cósmico de mais uma revolução que malogrou. Para Gilda, com ardor.

Fragmento do II Manifesto do Cabaré Voltei

Essa é uma convocatória para artistas iberoamericanos que pesquisem o cabaré, assim como os diversos formatos derivados das variedades como teatro de revista, arte burlesca, vaudeville, ópera bufa, transformismo, drag queen, drag king, teatro de formas animadas, circo teatro, bufão, palhaço, cabaré contemporâneo, manifesto e situacionismo.

Nós, artistas do Coletivo Casa Selvática e do Núcleo O Estábulo de Luxo nos interessamos pelo trabalho criado em intercâmbio e residência e desejamos com essa convocatória ampliar as possibilidades de investigação e pesquisa nesse formato considerado pela história oficial da arte um gênero menor por seu caráter popular e fragmentário. Acreditamos no cabaré como o formato ideal para falar sobre questões que nos atingem, ele tem sido a principal forma com que artistas do mundo inteiro tem conseguido fazer seus trabalhos resistirem de forma independente tendo a precariedade e a arte em processo não como limitadores, mas como características importantes do nosso tempo.

A residência em intercâmbio A Reinvenção do Cabaré busca reunir artistas interessados em refletir sobre o cabaré tendo como ponto de atravessamento a Casa Selvática, espaço artístico gerido coletivamente há 6 anos na cidade de Curitiba, preocupado em fomentar discussões acerca das artes cênicas, híbridas e performáticas. Através de saraus, noites de variedades e espaço aberto a diversos artistas da América Latina, a Casa Selvática fomenta a troca artística, a reflexão acerca da identidade latinoamericana, questões étnico-raciais, de gênero e sexualidades. Nos últimos dois anos temos realizado o Cabaré Voltei - versão brasileira, traduzida, antropófaga, queer e contemporânea daquele que foi um dos mais importantes espaços das vanguardas modernas, o Cabaret Voltaire.

Um projeto aberto a comunidade com uma programação composta por encontros abertos, palestras, oficinas e a realização de uma mostra final da residência, configurada em uma nova edição do Cabaré Voltei.

 

Sobre a convocatória:

Serão selecionados através desta convocatória 3 artistas internacionais residentes em países membros do programa Iberescena* e 1 artista residente no Brasil que receberão aporte financeiro para transporte (aéreo ou terrestre), alimentação e alojamento nas dependências da Casa Selvática, em Curitiba - PR - Brasil.

*Países membros do Iberescena: Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e SEGIB.

Cronograma de atividades

* Projeto a ser desenvolvido durante o ano de 2018

Lançamento da convocatória: 12 de março

Período de inscrição: 12 de março a 20 de abril

Análise das inscrições: 21 de abril a 13 de maio

Divulgação do resultado: 15 de maio

Pré-produção/compra de passagens/contato com os selecionados: meses de maio e junho

Período de residência: 30 de julho a 19 de agosto

Mostra final - Cabaré Voltei: 19 de agosto

Sobre a residência:

Período: 30 de julho a 19 de agosto

Serão 20 dias de atividades ininterruptas destinadas ao intercâmbio entre os artistas selecionados na convocatória, acompanhados por artistas interlocutores e artistas da Casa Selvática com o objetivo principal de aprofundar às questões que envolvem a "Reinvenção do Cabaré". A proposta é que tais artistas dividam o mesmo espaço de residência e desenvolvam projetos individuais e coletivos através do intercâmbio e troca efetiva entre diferentes linguagens das variedades.

A residência será estruturada da seguinte maneira:

  • Manhãs com atividades da residência programadas pelos artistas interlocutores Marina Viana, Ricardo Nolasco e Gabriel Machado acerca de questões teórico-práticas a respeito da história do cabaré e de possibilidades de reinvenção do mesmo, proposições de movimento e coreográficas refletindo acerca do corpo latino americano e brasileiro;

  • Tardes onde o espaço da Casa é disponibilizado para os artistas investigarem as suas proposições, assim como receber orientações dos artistas da Casa Selvática acerca da encenação, caracterização e figurinos, cenografia, performatividade e discussões artísticas e conceituais acerca das investigações;

  • Palestras abertas a comunidade e aos artistas convidados oferecidas pelos artistas interlocutores;

  • Mostra aberta;

  • Mostra final: Cabaré Voltei com a apresentação das investigações e sarau aberto à comunidade.

Do que oferecemos:

  • A Casa Selvática é um coletivo com 18 artistas que tem pesquisado a linguagem do cabaré como um formato possível de resistência através do humor, da burla e da arte experimental e processual. Abrimos nossa Casa para receber artistas dispostos a trocar e intercambiar. Oferecemos a estrutura de nossa casa e atividades especialmente pensadas para a residência. Os residentes também receberão orientações acerca de figurino, maquiagem, cenografia além de acompanhamento crítico-teórico;

  • Os artistas (brasileiros ou estrangeiros) receberão as passagens de ida e volta da sua cidade de origem e ficarão hospedados na Casa Selvática durante todo o período da residência;

  • As passagens áreas serão providenciadas pela produção da Casa Selvática, após a confirmação de participação do candidato aprovado que deverá comunicar de imediato a disponibilidade de datas para a chegada e partida.

  • As passagens serão compradas observando os horários e trechos de melhor custo/benefício e deverão ter a mesma cidade de origem e retorno;

  • Os artistas terão acesso integral às salas e dependências da Casa Selvática e poderão participar de eventos produzidos pela Casa Selvática e de ações de disseminação e/ou formação junto à comunidade circunvizinha a Casa Selvática;

  • Custeio com despesas de alimentação durante a residência, a ser administrado pela produção da Casa Selvática.

Das inscrições:

Todas as inscrições deverão ser feitas através de formulário online a partir do  dia 12 de março de 2018 até às 23h59 do dia 20 de abril, horário de Brasília.

O formulário online inclui:

  • Ficha de inscrição com informações pessoais, tais como nome completo, data de nascimento, número de passaporte, endereço completo, link para website e email;

  • Perguntas norteadoras acerca das linhas de pesquisa desenvolvidas em torno do Cabaré;

  • Biografia resumida;

  • Portfólio/links de vídeos com obras produzidas anteriormente;

Condições de participação:

  • Ter a idade mínima de 18 anos; não há limite de idade máxima para os participantes.

  • Poderão participar artistas brasileiros de qualquer região e estrangeiros residentes em países iberoamericanos.

  • Propostas coletivas devem ser inscritas por um integrante responsável que deverá deixar claro nos textos do formulário quantas pessoas deverão participar da residência. O coletivo será contemplado com uma bolsa apenas. Os gastos decorrentes da vinda de outros membros do coletivo deverão ser cobertos pelos selecionados.

  • Ter desenvolvido pesquisas e trabalho que envolvem as diversas formas as variedades assumiram ao decorrer da história, e interesse em aprofundar a linguagem e criar coletivamente.

Perfil dos participantes:

  • Artistas de cabaré, artistas das artes cênicas em geral, dançarinos, performers, burlescos, dramaturgos, iluminadores, músicos, cantores, diretores, aderecistas, figurinistas, cenógrafos, transformistas, artistas drag queens e drag kings e pessoas que tenham interesse na linguagem do cabaré.

Da seleção:

A comissão de seleção será composta por um núcleo de 6 artistas, formada pelos interlocutores e artistas residentes da Casa Selvática.

 

  • Como critério de seleção pensaremos na diversidade de propostas que busquem refletir acerca da arte independente como linha de força para dar espaço a questões identitárias, de gênero, raciais, assim como a questão da mulher e de grupos historicamente marginalizados.

  • Durante o processo seletivo, os candidatos poderão ser contatados para eventuais entrevistas e esclarecimentos adicionais.

 

O Resultado:

O resultado será divulgado no dia 15 de maio, e a produção irá entrar em contato com o selecionados através do email para dar encaminhamento ao processo.

Convocatória

Projeto contemplado pelo Programa Iberescena de Apoio à Centros Ibero-Americanos de Criação Cênica em Residência.

Realização: