Selvática Ações Artísticas

Rua Nunes Machado, 950, Rebouças, Curitiba, Paraná, Brasil, CEP: 80240-000

selvaticaacoesartisticas@gmail.com Tel: +55 41 9 96115910 

Mil sapateiam em um tablado Vestidos de muitas camadas Mil olhos pintados Muito mais que mil fios escorrem Se misturam Uma multidão Corpo presente A pele de Mil Em corpo despido Uma multidão Terreno arenoso A imagem de Uma multidão Eu não nomearia Eu não daria um Nome Isso seria fazer da Multidão Uma porção de Nomes Contra mim Contra nós Há quem Nomeie Nomes para todas as Coisas que são Há quem dê Mil nomes E as coisas Nunca pediram para serem Nomeadas Como então Negar todas as Palavras que nos Deram Como então Se Apropriar de todas as coisas que nos Deram Todas as coisas que Tomamos Roubamos que Fizemos ser Nossas coisas de Mulher as coisas de Travesti as coisas de Bicha As coisas que Usamos as coisas que Somos as coisas que Deveríamos ou Podemos ou ainda Poderíamos Como é que se Inscreve no Espaço a Poética do Exagero da Grandeza da Grandiloquência como se Risca na Sala como Se Faz um Corpo Quando A Estrangeira Qué Rara Pero Qué Hermosa O Susto Alguém em frente a Alguém um Performer um Artista Uma Multidão Como é que se Sai Daqui o Lugar que se Cria entre ser Um e Mil Uma em Mil A Multidão Quem é
MALLMANN, Francisco. Notas para um texto sempre incompleto. In: SPINELLI, Miro (org.) Transborda – Mostra de Performance. Curitiba: Água Viva Concentrado Artístico, 2017.

"Mil Besos - em busca de uma estética do exagero" é um projeto solo do artista Gabriel Machado desenvolvido desde 2016 em parceria com o coletivo de artistas da Casa Selvática e realizado através de residências de criação: em 2016 na cidade de Madrid-ES, através da bolsa de criação coreográfica em residência do "Iberescena - Fundo de Ajuda Às Artes Cênicas Iberoamericanas"; em 2017 junto ao "Nave - centro de creación y residencia"  através do projeto "Emaranhado - Escritas em rede com/em/sobre dança" em Santiago-CL; em 2018 junto ao projeto "A Reinvenção do Cabaré - Residência na Casa Selvática para artistas cabareteiros iberoamericanos" realizado através do Programa Iberescena de Apoio a Centros Iberoamericanos em residência e por último, também em 2018, junto a Casa Hoffmann - Centro de Estudo do Movimento. 

Apresentação

Sinopse

Como se dança um exagero? Pode um corpo ser multidão? Como se dançam os beijos não dados? Como se dançam as palavras não ditas? Como se dança um idioma extinto? A partir de um material autoficcional e também estudos sobre o exagero e a monstruosidade Mil Besos é uma performance de um corpo bicha que tenta manter-se em pé com 3kg de papel craft na cabeça. Um corpo em busca de um estado de transbordamento. Mil Besos é parte de uma pesquisa que o artista brasileiro Gabriel Machado vem desenvolvendo nos últimos 10 anos sobre as transformações do corpo enquanto objeto virtual, a cibernética e a infiltração de tecnologias e recursos midiáticos no corpo humano. Low-tech e  high-tech em busca do grotesco, do robótico, do inumano, do superhumano.

Histórico

Residências e processo criativo

2016 
Prêmio de Criação Coreográfica em Residência do Iberescena - Fundo de Ajuda às Artes cênicas Iberoamericanas 

 

- Espacio Labruc (Madri - Espanha). 
- Transborda - Mostra de Performance. Concentrado Água Viva. (Curitiba - Brasil). Edital Livre 2016 - Fundação Cultural de Curitiba.

2017 
 -  Nave - Centro de Creación en Residencia (Santiago - Chile). Convocatória Internacional de Artes Vivas. Oficina "Emaranhado". 

2018
Edital da Área Dança - Mostra Solar 2018 
- Casa Hoffmann - Centro de Estudo do Movimento (Curitiba - Brasil). 
- Aliança Francesa de Salvador (Salvador - Brasil). 
- A Reinvenção do Cabaré - Residência na Casa Selvática para Artistas Cabareteiros Iberoamericanos (Curitiba - Brasil). Programa Iberescena de apoio a Centros Iberoamericanos em Residência.

2019
Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná 
- Festival de Curitiba - Teatro Universitário de Curitiba (Curitiba - Brasil)
- Casa Hoffmann - Centro de Estudo do Movimento (Curitiba - Brasil)
- FIDCU - Festival Internacional de Danza Contemporanea do Uruguay - Auditorio Nacional del SODRE, Dra. Adela Reta (Montevideo - Uruguay)
- Mostra Claudete Pereira Jorge - Teatro Novelas Curitibanas Claudete Pereira Jorge (Curitiba - Brasil)
- Mostra de Solos SESC Cadeião Cultural (Curitiba - Brasil)
- Centro Cultural Sistema Fiep (Curitiba - Brasil)


 

Equipe

Conceito, criação/atuação e pesquisa:

Gabriel Machado

Interlocução coreográfica: Princesa Ricardo Marinelli
Interlocução dramatúrgica/cênica: Paula Lice

interlocução/produção:

Ricardo Nolasco
Iluminação/design de luz:

Semy Monastier
Design sonoro/trilha original:

Jo Mistinguett
Figurino:

Cali Ossani