Selvática Ações Artísticas

Rua Nunes Machado, 950, Rebouças, Curitiba, Paraná, Brasil, CEP: 80240-000

selvaticaacoesartisticas@gmail.com Tel: +55 41 9 96115910 

 
 
 
 
 

Pinheiros e Precipícios

SINOPSE

 

Pinheiros e Precipícios é uma busca pelo impublicável. Remete a uma aldeia da qual todos os romances se afastam. É de Wilson Bueno o olhar que compõe esse imaginário que começa e termina na sarjeta. A inspiração da peça é uma produção literária que centraliza, em um desejo de se afastar do cartão postal, narrativas e figuras desviadas e desviantes. Putas, fantasmas, cadáveres e bandidos. O herói está morto.

Wilson Bueno, paranaense, escritor, jornalista e homossexual. Sua genialidade esteve empenhada em criar um Paraná que não fosse “biografia pálida de folclore e simbolismo”. Além de uma narrativa complexa, com fortes traços biográficos acerca da solidão e da marginalidade, criou uma mitologia genuinamente paranaense com suas personagens sempre cercadas de uma atmosfera sombria e sangrenta, em que a sexualidade e as formas de vida indicam cenários e desfechos trágicos e mal-resolvidos. Bueno morreu assassinado por um jovem amante.

O espetáculo é uma homenagem aos paranaenses que lutaram contra costumes conservadores e obsoletos, sensibilidades que transformaram o presente com arte e vida, um tributo a Claudete Pereira Jorge (in memoria), Gilda, Raul Cruz, Eddy Françoise e Cleon Jacques.

 

 

 

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia: Francisco Mallmann
Encenação: Ricardo Nolasco
Elenco: Jeff Bastos, Leonarda Glück, Patricia Cipriano, Patricia Saravy, Simone Magalhães e Stéfano Belo
Iluminação: Semyramys Monastier
Trilha Sonora/Ambientação Sonora: Jo Mistinguett

Produção: Gabriel Machado

 

 

HISTÓRICO

 

Pinheiros e Precipícios estreou no inicio de 2016 dentro da programação da Curitiba Mostra – Mostra Especial do Festival de Curitiba com patrocínio do Banco do Brasil. Posteriormente foi contemplado com o Edital de Ocupação do Teatro José Maria Santos – cumprindo temporada de 12 apresentações na cidade de Curitiba. Infelizmente logo após o término da temporada no José Maria Santos, a atriz Claudete Pereira Jorge (que interpretava o papel de "Curitiba”) faleceu e atualmente o espetáculo é também uma homenagem a esta grande atriz do teatro paranaense. Quem faz atualmente o papel de “Curitiba” é a atriz Patricia Cipriano.

 

 

 

VÍDEOS