Selvática Ações Artísticas

Rua Nunes Machado, 950, Rebouças, Curitiba, Paraná, Brasil, CEP: 80240-000

selvaticaacoesartisticas@gmail.com Tel: +55 41 9 96115910 

uma pós opera anti edipiana

30 Mar 2018

 

1.

Assisto “O ETERNO VOO DE DR. FAUSTROLL NA CLAREZA OBSCURA DO AR - Uma Incrível Navegação no Bingo da Sociedade Secreta da Patafísica” do Corpos Nômades e saio da sala com a sensação de ter vivido o que um dia me levou até a arte. Foi a patafísica, o situacionismo, o corpo em exercício e o jogo tudo isso misturado em um único elemento. Nunca gostei daquilo que foi essencialmente técnico, daquilo que não traz a arte pulsante, daquilo que não abre espaço para o acaso e a incompletude. Quero o tiro no escuro, o risco. Arte e magia. A crise enquanto choro e devoro um pedaço de cupim é patafísica. Como é patafísico meu ofício de diretora.

 

  • A diretora ditadora que não veio deixou o que em seu lugar?

 

Os restos de um profeta do caos. Faríamos uma ópera, cantaríamos os triunfos de um herói mas nos sobrou a anti-ópera e o cabaré. Jarry é um caminho ambíguo que me leva até ópera, quando bufa, e ao cabaré.

 

2.

A dama e o vagabundo

 

La Opera, do italiano: A Obra

obra de arte total

desejo híbrido mas harmonioso

antagonista do cabaré

também esse híbrido

mas polifônico, fragmentado, dissonante

Uma nasce nos grandes teatros, o outro nos esconderijos

 

3.

É a incompletude característica de nosso tempo, a falha é material dessa arte ciborgue.

Eu quero ser uma máquina de farrapos latino americana. Só cabe assim a essa arte ser anti-edipiana, peregrinar pela cidade propondo situações e não se apaixonar pelo poder. Eu sou diretora enquanto patafísica. Todo artista é um artista frustrado por excelência.

 

4.

Se a ópera tem a ideia de ser uma obra completa e total, perfeita, européia e simétrica apresentamos o cabaré como essa possibilidade desviante, precária, latinoamericana, terceiromundista e periférica.

Um exército de artistas produzindo máquina de guerra, máquina desejante.

 

5.

Fabricação de novos heróis. A pós-opera anti-edipiana é mais uma vez um cabaré.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload